segunda-feira, 14 de abril de 2014

Se não podes visitar os romanos, come gelados

O fim-de-semana é um espaço de tempo cuja perceção da sua passagem decorre em inversa razão das coisas que planeámos fazer. Ou do Sol que estiver.
Se temos muito para fazer e/ou se está Sol, passa em três horas.
Se, pelo contrário, estamos miseráveis em casa porque está a chover e ninguém quer passear de mão dada connosco, demora três semanas.

Portanto, eis algumas das coisas que não fiz e que fiz nestes dois dias.

O que não fiz

Não consegui visitar as Galerias Romanas da baixa de Lisboa.
Eu tentei. Eu levantei-me praticamente de madrugada no Sábado, mentalizada para uma fila de, vá, uma hora. Uma e meia, num pico de loucura.
Mas quando lá cheguei havia gente da Rua da Conceição (onde fica a entrada) até quase ao Rossio. E eu para passar todo um dia em pé numa fila, não obrigada.
Se tiverem interesse, mantenham-se atentos. Em princípio deverão abrir novamente em setembro.

Isto é parte do que podem encontrar


Mudei de casa há pouco mais de 4 meses. Já o tinha dito aqui, aqui e aqui.
Como bem sabe quem já mudou de casa, há sempre mil coisas para tratar.
Acudimos primeiro ao mais prioritário, como ter água para não se cheirar mal, gás para não correr o risco de quinar nu no duche num golpe de hipotermia e eletricidade para não acabar com um lenho da testa por encontro fortuito com uma esquina de porta.
Mas depois há o resto: arrumações, decoração, pequenos arranjos. Um buraco sem fundo.
Devia ter aproveitado o fim-de-semana para pendurar quadros e candeeiros e instalar umas prateleiras. Comprei o material, sim senhor. Mas depois achei que boa ideia, realmente, era adiar mais uma semaninha. E assim fiz.



O que fiz

Comprei um micro-ondas novo.
O meu já acusava o passar dos anos e estava sempre a dizer-me que o que queria mesmo era fazer uma excursão às termas ou ir jogar à bisca para o jardim. Fiz-lhe a vontade (hoje de manhã seguiu para o Norte no expresso das sete e meia, com um grupo de pequenos eletrodomésticos já amarelados).
O que eu não previ é que, agora que tinha afinado o tempo preciso das pipocas do Pingo Doce (ao segundo), teria que recomeçar tudo e sacrificar um ou dois pacotes em nome do snack perfeito.
Adeus, meu velho (suspiro).



Fui ao Continente. Não gosto de ir a hipermercados.
Não gosto dos lunáticos dos carrinhos que nos lixam os calcanhares enquanto deslizam pelo corredor dos enlatados.
Não gosto das crianças que fazem birra em frente às gomas.
Não gosto do corredor dos chocolates que sempre que lá passo me suga para o seu campo gravitacional e me obriga a meter quatro tabletes de chocolate negro no cesto.
Não gosto de ver iogurtes misturados com lixivia no tapete da caixa (as minhas compras vão sempre separadas, por géneros).
Não gosto dos sacos de plástico que agora parece que são feitos de ar. Duas garrafas de água e uma lata de atum e tenho metade do saco rasgado.
Mas teve que ser e lá me resignei e resisti aos chocolates.
Trouxe uma embalagem de donuts.
(de chocolate)



Comi um hambúrguer maravilhoso na Hamburgueria do Bairro.
Os hambúrgueres são muito bem servidos, há imensas variedades e é possível retirar ou acrescentar ingredientes. Para quem não come carne, como eu, há quatro opções vegetarianas. Quatro! E todas deliciosas.
As batatas fritas podem ser as tradicionais ou de batata doce. Peço sempre a opção de batata doce e é de lamber os dedos (mas não o façam porque é feio) (se estiverem em casa, menos mal) (sim, há opção de entrega ao domicílio).
Já conhecia o restaurante do Restelo mas desta vez fui ao de São Bento e adorei. O atendimento foi rápido e muito simpático e o espaço está acolhedor. Para repetir.
Se quiserem mais informações ou saber onde há outros restaurantes, podem ver no site deles, aqui.



Comi um gelado fantástico, na Nannarella. Uma gelataria artesanal também na zona de São Bento.
Há os sabores mais tradicionais e depois há outros, maravilhosos, como gelado de figo. Fiiiiiiiiiiigo!
Quando fui, fazia-se fila na rua. Tipo Galerias Romanas mas em menos tempo e com um resultado mais doce.
Os gulosos podem visitar o Facebook deles, aqui.



E portanto, agora que penso nisso, o que eu fiz foi sobretudo tratar da minha alimentação.
Ou arranjar instrumentos para a preparar.
Ou ceder monumentalmente à gula.

Faz sentido.


9 comentários:

  1. O comentário que idealizei durante a leitura do post, ia de encontro ao teu último parágrafo. Resumindo: só fizeste aquilo que, de várias formas, estava relacionado com comida.

    No próximo Domingo devias terminar o dia com uma corridinha. Se fizeres, vais ver que o sentimento de culpa [com que certamente estás agora] não vai ser tão grande de hoje a uma semana. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zero culpa. Sou péssima.
      Mas na semana passada corri dois dias (três, se o Domingo contar como primeiro dia da semana). Talvez seja por isso.
      No fundo é correr para depois comer. Cada um tem as suas motivações :-)

      Eliminar
  2. Saldo positivo, acabaste por fazer coisas boas e deliciosas!
    :))

    ResponderEliminar
  3. Tanta coisa para dizer....Também pertenço ao clube dos Procrastinadores ;)

    Já agora posso roubar o aviso amarelo?

    ResponderEliminar
  4. A melhor Hamburgueria de Bairro é a do Príncipe Real, foi a primeira e é onde a comida é melhor, mas tem a grande desvantagem de ser minúscula! :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa foi a primeira a que fui, no fim-de-semana, mas havia fila na rua.
      Lá é que indicaram a de São Bento. Como fui a pé, ainda deu para abrir (mais) o apetite!

      Eliminar

Sonhos