sexta-feira, 28 de março de 2014

Olháá mudança da hora!

Não se esqueçam que é já na madrugada de sábado para domingo que muda a hora.
Em Portugal continental e na Madeira, à 1h da manhã adiantamos o relógio para as 2h. Nos Açores a mudança é feita à meia-noite.

Na Europa, a mudança da hora começou durante a Primeira Guerra Mundial, com o objetivo de poupar combustível.
Em 1992 adotámos o horário da Europa central. Era bom, para viajar pelos países mais próximos sem andar a mexer no relógio, mas a opção foi pouco consensual porque a luz do dia chegava muito tarde no Inverno (e quem é que nos arranca da cama quando ainda é noite escura e está frio na rua?). Já no Verão podíamos jantar na praia e ainda ler o jornal a seguir. Era de dia quase até às dez! Uma maluqueira.
Em 1996 foi reposta a hora antiga e assim se manteve.

Eu adoro a hora de Verão.
Adoro quando os dias são mais compridos e ainda saímos do emprego com tempo para ir ao ginásio e sair com um fio de luz. Isto, claro, quando se consegue sair cedo e para quem não fica às três horas no ginásio a dar no ferro. Eu não fico.
Adoro os finais de dia na praia, quando o Sol está para se pôr, e as gaivotas se começam a juntar à beira da água.
Se eu pudesse mandar, mandava que fosse sempre Verão. Até podia chover, mas só nos campos de cultivo e nas hortas caseiras e em cima de quem gosta. “Ai gosta do tempinho cinzento? Então tome lá esta nuvenzinha que o vai acompanhar o resto da semana, mesmo por cima do toutiço”.

Portanto, para quem não tem só aparelhos eletrónicos - daqueles espertos que nem um alho, que fazem o acerto sozinhos -, a tarefa é mesmo manual.

No meu caso, com a quantidade de relógios de pulso que vivem lá em casa (adoro), vou reservar todo o domingo para essa tarefa.
(não vou nada: faço isso num esfregar de olhos e depois fico alapada no sofá, só a existir)
(não fico, vou à Corrida do Benfica)
(a menos que esteja a chover pedra)
(ou mesmo se chover muita água)
(nesse caso fico em casa porque não gosto de me molhar)
(talvez aproveite para tomar um banho de imersão)

Agora, sim, bom fim-de-semana!

De facto...


2 comentários:

Sonhos