quinta-feira, 20 de março de 2014

Eu, desintoxicada, me confesso

Quando comecei a ouvir falar dos sumos verdes detox achei logo que seriam uma boa opção para mim. Sei que não consumo legumes e fruta na quantidade que deveria consumir e, se em vez de andar a comprimidos do Celeiro, fizesse um suminho - por mais assustador que parecesse - e ficasse toda vitaminada, negócio fechado!

Entrei nisto, como entro em tudo na minha vida: com força máxima. Motivadíssima. Cheia de garra.
Na verdade, à bruta.
E à bruta, porquê? Porque achei que giro, giro, seria, antes de passar à fase do sumo ao pequeno-almoço, fazer um detox-versão-Rambo em que durante três dias a minha dieta fosse apenas isto. Cinco refeições em forma líquida para abrir a pestana.

Fiz a minha pesquisa (a ideia não é originalmente minha - há por aí mais Rambos do detox), recolhi receitas e organizei a lista de ingredientes (que incluía, entre outros, 27 cenouras e 16 talos de aipo) (nunca na vida tinha comprado aipo) (acho que não serei a única).
Marchei Pingo Doce dentro cheia de convicção, uma lista de compras comprida, e com a minha mãe pelo braço, a buzinar-me ao ouvido “Mas para que queres tu tantos pepinos, filha?”.

Nada temi.

Três dias passariam a correr e era desta que eu ia ficar limpinha por dentro. Já me estava a ver com um sistema digestivo de uma criança de 2 anos. Tudo praticamente por estrear. Ainda a brilhar.
Mais do qualquer outra coisa, queria que os meus intestinos parassem de ser os calões que têm sido nos últimos anos e ansiava por ver a maravilhosa palete de verdes que seria capaz de produzir na casa-de-banho (eu sei, às vezes o meu amor ao cocó parece de homem, mas esta função é das mais importantes do organismo) (e além do mais, é divertida).

Nos dias em que fiz este detox, com sumos ao pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, meio da tarde e jantar, variei bastante os ingredientes. Como disse, seguia receitas e ia usando o que estava sugerido. Foi importante, sobretudo para ver o que gosto e o que detesto.

Como no terceiro dia tive um almoço de trabalho, resolvi esticar a façanha. No quarto dia ainda andei a sumos. Só parei ao jantar.

Mulher de Sonho, Rambo-Norris do detox. É o que eu sou.

E resultados? E sofrimento? Perguntam vocês, interessadíssimos.

Não foi difícil. Mas isto depende, claro, da motivação com que se entregam. Eu ia mentalizada para três dias. Três dias, quando estamos de férias, passam a voar. Um feriado colado a um fim-de-semana, mal se dá por ele. Pensando assim, não custa por aí além.

Alguns sumos custaram. E muito. No primeiro dia bebi três, em vez dos cinco. Não só porque ainda não tinha a técnica afinada e, em vez de sumo, estava a fazer pasta verde que dava para comer à colher, mas também porque havia sabores que não agradavam à menina (habitualmente mimada com o pão mais fresco e a pastelaria mais açucarada da Padaria Portuguesa).

Senti-me bem e sempre com energia. No último dia doía-me um bocadinho a cabeça. Pode não ter sido do detox mas também pode ter sido. Por isso aqui fica, também, no testemunho.

Perdi 2 quilos (1,9 se quiserem ser precisos). Isto deve variar bastante de pessoa para pessoa, mas para quem tem este tipo de objetivo, também há resultados.

E, claro, a partir do segundo dia produzi gloriosas coisas verdes TODAS as noites. A cereja no topo do bolo (por assim dizer).

Agora faço, pelo menos, um sumo destes todos os dias. Só uso os ingredientes que gosto, seguindo algumas regras simples:

Legumes de folha verde-escura: até 2 variedades (eu ponho espinafres ou couve)
Legumes: até 2 variedades (eu ponho pepino ou alface)
Fruta: até 2 variedades (o kiwi é ótimo para os intestinos e o abacaxi para a retenção de líquidos)
Raízes: até 1 variedade (eu ponho sempre gengibre)
Ervas: até 1 variedade (eu não ponho)
Sementes: até 1 variedade (eu ponho linhaça ou sementes de chia)
Algas: até 1 variedade (eu ponho spirulina, que tem muita proteína)

Se quiserem arriscar, basta terem uma centrifugadora ou uma liquidificadora (para batidos ou para sumos mais espessos ou a precisar de um passador). Os ingredientes, com exceção da spirulina (que compro no Brio mas que também deverão encontrar no Celeiro) estão em qualquer Pingo Doce, Continente ou Jumbo.
Devem lavar bem os legumes e as frutas, manter a casca em quase todos (sejam razoáveis: se gostarem de coco, não usem a casca), juntar água (para ser sumo em vez de massa para unir tijolos) (eu uso água gelada para o sumo ficar mais agradável mas também podem juntar gelo) e não adicionar açúcar (que já está na fruta). Depois é juntar tudo na máquina e arreliar os vizinhos durante dois minutos.

Com o tempo afinam a receita ao vosso gosto e riem que nem uns perdidos quando forem à casa-de-banho.
Quem é que não quer ter pequenos Hulks a sair pelo rabo? Todos querem!

Olá, o meu nome é Mulher Mesmo de Sonho e eu bebo sumos verdes (mas não os instagramo).






Também há versões alternativas. Cada um sabe de si.



14 comentários:

  1. bem... ri-me tanto com a fase final do post :):)

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
  2. Ainda me estou a rir desta frase... "Quem é que não quer ter pequenos Hulks a sair pelo rabo? Todos querem!"

    Especialmente relevante porque estou no trabalho. Cheio de lágrimas nos olhos!

    A-DO-REI!

    Parabéns MMS :)

    ResponderEliminar
  3. "Quem é que não quer ter pequenos Hulks a sair pelo rabo? Todos querem!"

    Eu não quero!!! :)

    ResponderEliminar
  4. muah muah muah.... pequenos Hulks!!!! Bem, antes o Hulk, que o Coisa....

    Adorei... Nada melhor que ler alguém a escrever abertamente sobre cocó... ih ih ih ih

    ResponderEliminar
  5. Esses sumos andam mesmo na moda e confesso que ando tentada em experimentar! E eu também não sou nada dessas coisas verdes (mas devia), por isso, até poderia ser mesmo a solução para andar mais vitaminada.
    Tenho de de pensar nisto! :)

    Beijinho *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Até me deu vontade de fazer o meu primeiro sumo.

    ResponderEliminar
  7. Tenho que experimentar...mas dispenso os Hulks...

    ResponderEliminar
  8. Bom, esses sumos prometem:-))

    ResponderEliminar
  9. Adiciona-lhe um pouco de pedra-pomes e verás que a elevada velocidade de excreção promoverá uma limpeza do esfíncter por abrasão.

    ResponderEliminar
  10. Ainda não me rendi a esses sumos, nem estou muito por dentro do que são e de como fazê-los. Quem sabe um dia me lembre de experimentar.
    beijinho

    ResponderEliminar
  11. "Quem é que não quer ter pequenos Hulks a sair pelo rabo? Todos querem!"

    Minha cara, a partir desta frase, sou oficialmente teu fã! Garanto :)

    ResponderEliminar
  12. Só descobri este blog ontem! O que eu tenho andado a perder! Já leio blogs há muito tempo mas andava só pelos mommy blogs, vida cor de rosa e outros afins. Ontem andava à procura de algo mais real, mais cru e descobri! Não podias deixar aqui o plano do detox com a lista dos batidos e ingredientes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Drika, e seja bem-vinda! Se quiser, mande-me um email para mulhermesmodesonho@gmail.com e eu envio-lhe o programa do detox de volta. Desejosa de ver os hulks a boiar, certo? :-)

      Eliminar

Sonhos