segunda-feira, 10 de março de 2014

Domingo – Parte II

Para a maior parte de nós, segunda-feira marca o início da semana. É o princípio dos cinco dias úteis. É neste dia que regressamos ao trabalho depois de férias. Quando não estamos felizes profissionalmente, é o dia mais temido. Quando temos um flirt no emprego, é o dia que mais desejamos.

Mas nem sempre é assim.

Hoje, eu e a minha gripe achámos por bem prolongar o nosso fim-de-semana. É uma relação recente e achámos que fazia sentido ficar a aninhar na cama. Ela agarrada a mim, de olhar embevecido. Eu a tentar livrar-me dela para lenços de papel. Claramente não é uma relação equilibrada. Há febre, mas não é de amor, há transpiração, mas não há maluqueira, há produção de secreções, mas são no nariz e na garganta.

Claro que, sendo a Mulher de Sonho que sou, não estou de cabelo desalinhado, metida na cama até às orelhas, com um ninho de lenços na mesa-de-cabeceira, nariz pingoso e tosse de cão. Não. Imaginem-me num roupão macio, cabelo comprido loiro atado num rabo-de-cavalo descontraído, meias grossas metidas numas pantufas confortáveis e uma caneca fumegante de chá na mão.

Imaginaram?

Não é verdade. Estou miserável. Podre. Tenho esta criatura verde e gosmosa do Caça-Fantasmas metida na garganta.



De cada vez que tusso, sinto que estou mais perto de conhecer um dos meus pulmões. O meu gato, que normalmente adoraria ter-me em casa, para dormir as suas habituais 20 horas de sono junto a mim, já fugiu para debaixo do sofá. Eu acho que ele acha que o fim está perto e já está a planear por que parte me irá começar a comer quando passarem demasiados dias sem ninguém para lhe dar ração.

Portanto, para mim hoje é Domingo, A Sequela.
Roam-se de inveja!


Mas para que este dia não seja só marcado por coisas aborrecidas, lembro-vos que termina hoje o prazo para comunicar as faturas de cabeleireiros, restaurantes, hotéis e oficinas, para efeitos de dedução do IVA no IRS de 2013. Divertido, certo? Nada como tratar de deduções fiscais para animar todo um dia.

Para o fazerem, devem ir ao portal das finanças - acesso direto aqui -, introduzir os vossos dados de acesso, selecionar verificar faturas e, se tiverem faturas pendentes, clicar no símbolo correspondente (carros, motos, restaurantes ou cabeleireiros). Coloquem, na data inicial, 1 de janeiro de 2013. Por defeito deverá estar 1 de janeiro de 2014 e isso altera a pesquisa.

Se não o fizerem, não terão devolução dos 15% a que têm direito. E isso não pode ser! 15% pode ser muito dinheiro. Mas mesmo que seja pouco, é vosso por direito. Vá, tratem lá disso.

Quem é amiga, quem é?

E agora, com a vossa licença, vou só aqui encharcar dois ou três lençóis e tratar de desfazer o nariz para vinte lenços de papel.


5 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada. Acho que amanhã já conseguirei sair de casa sem o monstro verde.

      Eliminar
  2. Graças a ti acabei de ganhar 43€ no site do e-factura! Obrigado!

    E as melhoras!

    Já te li toda :) (salvo seja)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feliz por ter ajudado. Espero que tenha sido tempo bem empregue.

      Eliminar
  3. Foi pois. Ganhaste um seguidor fiel! ;) No entanto, não vou ser stalker directamente. Prefiro usar o feedly. Assim não saberás quando aqui venho a menos que venha comentar ;)

    ResponderEliminar

Sonhos